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TUDO SOBRE MIRAS

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Mensagem  #SID#LLIMBUS Sex Jul 22, 2011 11:09 am

Miras: Padrão / Lasers / Óticas / Holográficas/ Magnificação / Thermal

Antigamente, nos jogos como Doom, Quake, Duke Nukem 3D (bons tempos), os armamentos dos personagens não tinham nenhum sistema de mira adicional além do que já estava presente na arma, e pra piorar, seu personagem não era capaz de posicionar-se com a arma engajada, ou seja, o armamento utilizado ficava limitado ao “lado da tela”, onde o jogador tinha apenas o auxílio de uma ”cruz” ou “X”, sendo que o mesmo tinha por objetivo auxiliá-lo a acertar os inimigos.

Com o passar do tempo, os jogos começaram a permitir além do engajamento da arma, o upgrade da mesma com a utilização de miras óticas (como Red Dot, EOTech) e demais dispositivos de mira com magnificação (para maiores distâncias) e até mesmo lunetas com grande poder de magnificação , permitindo aos jogadores que gostam de utilizar como personagem principal os atiradores de precisão.


Vamos conhecer, analisar, estabelecendo vantagens e desvantagens dos sistemas de miras disponíveis nos jogos FPS e TPS.

1) MIRA ESTÁTICA


Aqui temos o exemplo que comentei no início do meu texto, podemos perceber que o armamento do personagem fica travado em um alvo, que por sua vez é representado pelo “X” que está no centro da tela. Por muitos anos esse método foi utilizado, mas graças ao bom senso, evolução gráfica, novas possibilidades e aprofundamento dos programadores, os jogos recentes basicamente não o utilizam mais como única forma de mira.

*VANTAGENS

Permite “visualização rápida” do inimigo
Maior visualização periférica da tela.
*DESVANTAGENS

Baixa sensação de imersão e realidade
Baixa precisão
Primeira geração de FPS
TUDO SOBRE MIRAS Imagem012

Na foto acima foto podemos ver o exemplo do Duke Nukem 3D, onde a arma fica do lado direito, mira para um ponto, o retículo fica em outro e ela não fica engajada.


2) MIRA ENGAJADA

Com a necessidade de evolução (certamente com o objetivo em dar mais sensação de realidade e profundidade) os jogos começaram a permitir ao jogador engajar o alvo como “na vida real”, e para isso ele poderia usar a maça em conjunto com a alça de mira.TUDO SOBRE MIRAS M4_4



Maça de mira – Afixada na frente do armamento (seja ele longo ou curto), geralmente é fixa e não pode ser regulada.

Alça de mira – Afixada na parte de trás do armamento (seja ele longo ou curto), nos jogos não é possível ser regulada (na vida real sim, mas nos jogos nunca vi a possibilidade de regulagem da alça).

TUDO SOBRE MIRAS Foto02

Acima temos o exemplo da arma engajada, pronta para disparar. Repare o alinhamento entre a maça e a alça de mira, onde o alvo fica melhor centralizado perante ao atirador.

*VANTAGENS

Permite visualização mais precisa do alvo
Maior sensação de imersão e realidade é passada para o jogador
*DESVANTAGENS

Mudança da mira estática para engajada exige demanda de tempo (curto, mas pode ser crucial)
Menor visualização periférica do cenário

3) MIRA ACOPLADA – Laser

Com a possibilidade dos jogos em permitir a utilização e “encaixe” de acessórios nas armas, existe hoje a possibilidade de miras lasers serem utilizadas pelo jogador (como no jogo SOCOM Confrontation, paraPS3).

Por experiência própria (e se minha memória não estiver me deixando na mão) não existem muitos jogos que dispõe desse acessório para a utilização do jogador.
TUDO SOBRE MIRAS S

Na imagem acima conseguimos visualizar o feixe laser na arma. Essa imagem foi manipulada pois infelizmente não consegui encontrar uma imagem de mira laser no SOCOM Confrontation para PS3.

*VANTAGENS

Permite uma mira mais precisa, pois colocando o laser no alvo a chance do projétil acertá-lo é maior
*DESVANTAGENS

Delata o jogador para o inimigo, pois o feixe de laser é visível todo o tempo (ao menos nos jogos é assim que funciona, diferente da vida real) sendo um grande chamariz para o inimigo, e proporcionando desvantagens para quem o utiliza


4) MIRA ACOPLADA ÓPTICA HOLOGRÁFICA – Red Dot

Como o próprio nome já diz, o “ponto vermelho” é uma forma de possibilitar a visada ao inimigo de forma mais rápida, dinâmica e precisa, não necessitando que o jogador feche um dos olhos para realizar o engajamento do inimigo.
TUDO SOBRE MIRAS M4rdot

Exemplo de Red Dot acoplado através dos trilhos do tipo Picatinny a fuzil modelo M4 A1.

TUDO SOBRE MIRAS 75782254

Layout menor permitindo boa visão periféfica.

Ok, você deve ter estranhado o “feche um dos olhos“, mas na verdade, para o jogador mesmo utilizando a Mira Engajada sem nenhuma mira ótica acoplada, obviamente ele não precisará fechar um dos olhos, mas na vida real, a utilização da massa de mira é realizada em conjunto com a alça, onde geralmente se dá com um dos olhos do operador fechado (o olho que

fica aberto dá-se o nome de olho dominante) proporcionando uma visão chamada “visão de túnel, (ou visão dos caçadores) onde o operador fica focado no alvo.

TUDO SOBRE MIRAS Rdot1

Sistema Red Dot cujo layout torna a visão de túnel inevitável. Perceba que não existe magnificação alguma (não existe a necessidade do layout tubular) e pra piorar tal formato ocupa espaço precioso na tela, tapando possíveis ameaças que possam estar, por exemplo, escondidas atrás do muro. Repare o espaço horizontal ocupado pela seta verde maior.

*VANTAGENS

Mais fácil engajar o inimigo
Permite boa visão periférica (exceto no layout do exemplo acima)
Recomendada para curtas e médias distâncias
*DESVANTAGENS

Retículo pequeno se comparado a outras miras óticas holográficas, demorando mais tempo para o engajamento inimigo, pois até o alvo “atingir” o círculo vermelho demanda mais tempo que outras soluções mais avançadas.
Nenhum poder de magnificação

5) MIRA ACOPLADA ÓTICA HOLOGRÁFICA – EOTech

Com a evolução das miras óticas, surgiu a EOTech, que se diferencia da RED DOT ( no âmbito dos jogos eletrônicos) pelo tamanho do retículo (maior) e no layout de sua construção.
TUDO SOBRE MIRAS 20091125212811eotech

Devido ao seu retículo maior, o engajamento do alvo torna-se mais rápido.

Excelente para combates de curta e média distância, pois como é dotada de um retículo maior, a adaptação e o encontro do retículo ao alvo é mais preciso, rápido e fácil, permitindo o disparo certeiro.

TUDO SOBRE MIRAS Eotech

*VANTAGENS

Muito mais fácil engajar o inimigo
Permite boa visão periférica
Recomendada para curtas e médias distâncias
*DESVANTAGENS

Nenhum poder de magnificação


6) MIRA ACOPLADA COM BAIXA MAGNIFICAÇÃO – ACOG

Como nem todos os combates acontecem a curta e médias distâncias, existem miras (como a ACOG) que possuem geralmente -nos jogos- um poder de magnificação de 4x, ou seja, com a utilização dessa mira você terá 4x mais proximidade do alvo se comparada com a não utilização deste acessório.

É realmente complicado dizer se essa percepção de alcance no jogo é precisa (comparado a vida real) , mas é notório que sendo ACOG existe ai um fator preponderante de aproximação, resultando em uma maior visualização do alvo engajado à médias distâncias.

Essa mira geralmente deverá ser utilizada para jogadores que tenham por característica o perfil de Marksman, ou seja, do jogador mais cauteloso, bom de mira onde os alvos mais longes devem ser engajados por ele.

TUDO SOBRE MIRAS Acog1
Repare o veículo Humvee aproximando-se do jogador



TUDO SOBRE MIRAS Acog2
Jogador utiliza sua ACOG e através da magnificação tem uma visão mais próxima do seu alvo.

Outra vantagem é a capacidade de usá-la como monóculo, observando o teatro de operações -ao longe- passando informações de possíveis inimigos aos companheiros de time.

*VANTAGENS

Permite ao jogador maior alcance, por conseguinte maior chance de acerto
Visão de túnel, proporcionando foco ao alvo
Pode ser usada como “monóculo”, informando o resto do squad sobre possíveis perigos à frente
*DESVANTAGENS

Visão periférica baixíssima
Muito ruim para combates a curtas distâncias (CQB)
Demorando para engajar o alvo a curtas distâncias


7) MIRA ACOPLADA ÓTICA COM ALTA MAGNIFICAÇÂO – Lunetas

Se a ACOG tem, empiricamente, 4x de magnificação nos jogos, lunetas de atiradores de precisão (os famosos snipers) podem ter 10x de magnificação ou mais. Obviamente devem ser utilizadas em armamentos que tenham alcance efetivo a toda essa distância.

TUDO SOBRE MIRAS M21_4
Luneta acoplada a uma M-14 (cal. 7,62)

De nada adianta acoplar uma luneta de 10x de alcance se o jogador está usando um M4 A1, e o alvo pede um Barret .50.

*VANTAGENS

Acoplada a armamento correto, ajuda na precisão e ao acerto a alvos em longas distâncias
Pode ser usada como “monóculo”, informando o resto do squad sobre possíveis perigos a frente
Visão de túnel, proporcionando maior foco ao alvo
*DESVANTAGENS

Visão periférica baixíssima
Péssima para combates a curtas distâncias (CQB)
Demora para engajar um alvo a curta e média distância

8 ) MIRA ACOPLADA ÓTICA COM SENSOR DE CALOR – Thermal

Para operações noturnas onde a visualização do inimigo é muito mais difícil, existem lunetas com a dobradinha: magnificação com de visão térmica, portanto podem ser utilizadas da mesma forma que as MIRAS ACOPLADAS COM ALTA MAGNIFICAÇÃO, mas com a vantagem da visualização térmica.

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*VANTAGENS

Acoplada a armamento correto, ajuda na precisão e ao acerto a alvos em longas distâncias
Pode ser usada como “monóculo”, informando ao resto do squad sobre possíveis perigos a frente
Visão de túnel, proporcionando foco ao alvo
Pode ser usada tanto em operações diurnas quanto noturnas
*DESVANTAGENS

Visão periférica baixíssima
Péssima para combates a curtas distâncias (CQB)
Demora para engajar o alvo a curta e média distância
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Mensagem  #SID# Capitão MAGNO Sex Jul 22, 2011 11:58 am

Nossa, isso sim é teoria da guerra! Ótimo posto parabéns!
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Mensagem  #SID#LLIMBUS Sex Jul 22, 2011 12:01 pm

#SID# Capitão MAGNO escreveu:Nossa, isso sim é teoria da guerra! Ótimo posto parabéns!

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